Lula afirma que Brasil adotará todas as medidas necessárias contra tarifas dos EUA

lula
Imagem: Ricardo Stuckert / PR

Em um evento realizado em Brasília para comemorar o balanço de dois anos de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil adotará todas as medidas necessárias para se proteger das tarifas impostas pelos Estados Unidos. 

Essas tarifas foram anunciadas por Donald Trump como parte de um pacote de tarifas recíprocas, e o governo brasileiro já está preparando uma resposta com base no projeto de reciprocidade comercial aprovado pelo Congresso Nacional.

Projeto de reciprocidade comercial

Lula destacou que a resposta brasileira estará alinhada à nova legislação que permite ao governo tomar medidas contra barreiras comerciais e imposições de outros países que possam afetar a competitividade do Brasil. 

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado e foi enviado para sanção presidencial. 

O presidente brasileiro afirmou que o país defenderá seus trabalhadores e empresas com todas as ferramentas legais disponíveis.

Falas de Lula

“Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de impor o protecionismo, que não cabe mais hoje no mundo”, disse Lula em seu discurso.

“Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores, tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, acrescentou.

Multilateralismo e livre comércio

Durante seu discurso, Lula também reafirmou seu compromisso com o multilateralismo e o livre comércio, destacando que o Brasil não aceitará políticas protecionistas que, segundo ele, não se aplicam mais no cenário global atual. 

A imposição unilateral de tarifas pelos EUA foi criticada pelo governo brasileiro, que destacou que o país tem registrado superávit comercial nas relações com os Estados Unidos.

Desafios e oportunidades

O governo ressaltou que, apesar da medida dos EUA, o Brasil permanece aberto ao diálogo e busca uma solução que seja justa e benéfica para ambos os países. 

Em relação ao superávit comercial dos EUA com o Brasil, que somou cerca de US$ 7 bilhões em bens e US$ 28,6 bilhões considerando bens e serviços, o governo considera a imposição da tarifa de 10% injustificada.

Conclusão

O Brasil se prepara para enfrentar as tarifas impostas pelos Estados Unidos com uma resposta firme, utilizando ferramentas legais como a reciprocidade comercial para proteger seus interesses. 

Embora a situação traga desafios, o governo brasileiro se mantém aberto ao diálogo, reafirmando seu compromisso com o livre comércio e com as normas internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima